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Como fazer levantamento de quantidades

Como fazer levantamento de quantidades

O levantamento de quantitativos é a somatória dos cálculos feitos a partir da leitura e análise dos projetos, determinando as quantidades de cada um dos serviços.

Para podermos aprender a fazer o levantamento, primeiro precisamos entender passo a passo o processo.

O que é o levantamento de quantitativos?

Como brevemente já mencionado acima, o levantamento de quantitativos é todo o processo de leitura e analise de projetos, coleta de informações e cálculos para se chegar a somatória de quantidades.

Com as informações coletadas, é possível dar inicio a elaboração de um orçamento de obra e até de um planejamento detalhado onde podemos estimar além de valor também o prazo de execução de sua obra.

Qual a finalidade?

Vou citar agora algumas ocasiões dentro da elaboração de um orçamento que deve ser executado o levantamento de quantitativos como por exemplo:

Necessidade

Quando você recebe somente os projetos para elaboração do orçamento, tendo a obrigatoriedade de fazer uso do levantamento de quantidades para elaborar sua planilha orçamentária.

Conferência

Se você participar de uma concorrência pública ou particular e o critério de pagamento for por preço global, você deve fazer o levantamento, pois é sua à responsabilidade de checar os documentos.

O contrato será pago pelo valor global (total) da obra, independente das quantidades apresentadas.

Vamos supor que as quantidades da planilha do seu cliente estão 50% menores que as quantidades de projeto, logo o seu custo está 50% mais barato do que o que será executado, você provavelmente terá o melhor preço, porém irá arcar com um prejuízo de 50% do valor total da obra.

Composição de Preço

Muitas vezes as planilhas apresentadas pelos clientes vem com alguns serviços com suas unidades do tipo verba (Ex: Guarita, 1 verba). Neste caso para saber o valor da guarita você tem que fazer o levantamento de quantidades e montar uma Composição de Preços de todos os serviços necessários para executar a guarita.

Como é feito?

Para ser feito um levantamento de quantidades bem criterioso é necessário conhecer as etapas de uma construção, caso não conheça recomendo que leia o artigo sobre Quais são as etapas de uma obra.

Projetos, etapas e critérios

Primeiramente, você deve ter em mãos todos os projetos da obra, desde o de fundação, estrutura até o arquitetônico.

Separe os projetos conforme as etapas da obra, e comece os levantamentos na mesma sequencia das etapas.

É uma forma de criar uma sequencia lógica que fica de fácil entendimento para você e para qualquer outros profissional que quiser analisar.

Muito importante, não esqueça de adotar critérios para o seu levantamento e siga sempre o mesmo critério até o final, pois no final você vai colocar preço nessas quantidades não é?

Então se você costuma cobrar por exemplo o serviço de demolição por m3 não adianta você fazer todo o seu levantamento de demolição por m2, pois isso irá gerar um retrabalho desnecessário.

Ferramentas para levantamento

O levantamento pode ser feito manualmente, utilizando o bom e velho conjunto do papel, lápis e calculadora ou então se você preferir pode ser feito também pelo Excel, fica a seu critério desde que você consiga criar um roteiro que chamamos de memória de cálculo.

Memória de Cálculo

Mas afinal o que é a memória de cálculo? E para que ela serve?

A memória de cálculo ou memorial de cálculo, é o documento, que descreve em detalhes os cálculos efetuados até chegar no resultado final.

A memória de cálculo é muito importante para encontrar problemas ou erros nos cálculos, e também para entendimento caso o levantamento seja conferido ou dado continuidade por outro profissional.

Exemplo de Levantamento de quantidades:

Para melhor ilustrar o passo a passo de quantificar um projeto, abaixo vou exibir um projeto e algumas anotações que devem ser inseridas em uma memoria de cálculo ok?

Projeto

Abaixo um CROQUI de fundação simples para usarmos de exemplo:

croqui-levantamento-quantitativos

Podemos visualizar que se trata de uma fundação do tipo bloco com medidas de 50x50cm e altura também de 50cm.

Para iniciarmos, vamos fazer o levantamento de quantidade somente dos blocos de fundação (4 unidades) excluindo todas as outras informações do croqui.

Algumas premissas:

  • Vamos adotar que são blocos de concreto com FCK 30 Mpa;
  • A armação será com aço CA-50 considerando uma taxa de 60kg /m3 de concreto;
  • Escavação será manual;
  • Para escavação vamos adotar + 50cm de cada lado do bloco (para termos espaço para trabalhar na vala);
  • Vamos utilizar forma de madeira para os blocos;
  • O terreno está no nivel 0,00;
  • O empolamento para o Bota fora do material escavado será de 30%;
  • lastro de brita com espessura de 10cm deve ser compactado;

Memória de Cálculo:

Agora vamos extrair as quantidades do projeto acima seguindo na seguinte ordem:

Quantidades para 1 bloco de fundação 50x50x50cm

  • Escavação = 1,50 (largura da vala)  x 1,50 (largura da vala) x 0,60 m (altura da bloco + lastro)= 1,35 m3
  • Apiloamento = 1,50 (largura da vala) x 1,50 m (largura da vala) = 2,25 m2
  • Lastro de Brita = 1,50 (largura da vala) x 1,50 (largura da vala) x 0,10 m (espessura lastro) = 0,225 m3
  • Fôrma = 0,50 (largura do bloco) x 4 lados x 0,50 m (altura) = 1,00 m2
  • Concreto = 0,50 (largura bloco) x 0,50 (largura bloco) x 0,50 m (altura bloco) = 0,125 m3
  • Aço = 60 kg x 0,125 m3 (taxa de aço kg/m3 de concreto) = 7,50 kg
  • Reaterro = 1,35 (quant de escavação) – 0,225 (quant lastro) – 0,125 (quant de concreto) = 1,00 m3
  • Bota fora = 1,35 (quant escavação) – 1,00 (quant reaterro) =  0,35 x 1,30 (% empolamento) = 0,455 m3

Quantidades Totais:

  • Escavação = 1,35 m3 x 4 unid = 5,40 m3
  • Apiloamento = 2,25 m2 x 4 unid = 9,00 m2
  • Lastro de Brita = 0,225 m3 x 4 unid = 0,90 m3
  • Fôrma = 1,00 m2 x 4 unid =  4,00 m2
  • Concreto = 0,125 m3 x 4 unid = 0,50 m3
  • Aço = 7,50 kg x 4 unid = 30,00 kg
  • Reaterro = 1,00 m3 x 4 unid = 4,00 m3
  • Bota fora = 0,455 m3 x 4 unid =  1,82 m3

O que fazer após o levantamento de quantidades?

Agora que você já teve uma boa introdução do que é, e como fazer o levantamento de quantidades. O ideal é você planilhar isso seguindo a etapa construtiva da sua obra.

Podendo assim elaborar um orçamento da sua obra, que vai te ajudar a visualizar as quantidades de cada serviço, e o principal quanto custa cada um.

Sei que o conteúdo não é muito aprofundado, mas caso seja do interesse posso futuramente gravar um video fazendo o levantamento do zero de um projeto.

Abaixo separei outros conteúdos que você pode ter interesse:

Como elaborar uma curva ABC

Como Calcular o BDI de sua obra

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Sobre o Autor

Eduardo Freitas
Eduardo Freitas

Técnico de Planejamento de Obras, com mais de 10 anos de experiência na área de engenharia de custos, tenho intuito de compartilhar conhecimentos de forma simples enquanto mantenho meu vício em café.

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